terça-feira, 28 de maio de 2013

De volta às atividades

O Presidente, Francisco Scaramussa, com Derlimar da Costa no violão e Carlinhos Lima no canto
A segunda-feira temida por muitos, de preguiça para outros, agora tem gosto de poesia e cheiro de tradição. É com essa tônica que o Galpão da Poesia Crioula volta as atividades semanais, agra em nova sede. Os "galponeiros" agora se encontram no DT Querência da Medianeira, no bairro Patronato, local onde foi cedido para os encontros de cada semana. Um local atrativo pra poesia e a integração, visando a formação de novos talentos poéticos gaúchos e a convivência fraterna entre o poeta, o declamador, o amadrinhador e o amante da poesia gaúcha. 
No retorno, regado a um assado na brasa, os membros do Galpão ficaram a vontade, dizendo versos, proseando sobre as atividades, o projeto "Força Coração" e projetando novos trabalhos para o ano de 2013. Vem aí, o retorno de eventos importantes como a Maratona da Poesia Crioula e o Encontro Estadual de Poetas e Declamadores, sem falar no mais audacioso dos projetos: a 1ª Charla do Verso Crioulo.




sábado, 25 de maio de 2013

CD Força Coração - Uma esperança na Poesia!



Já era esperado e estamos muito felizes com o resultado do CD FORÇA CORAÇÃO. 
A qualidade dos poemas, a qualidade das declamações e a qualidade dos áudios tirados pelos estúdios e depois a mixagem do nosso amigo Juliano Moreno do Estúdio Fronteira Record's, só poderia dar no que deu, um CD de altíssima qualidade. 
Não nos cansamos de agradecer a gravadora Vertical, nas pessoas do Jean Moreira e o Eduardo, que diariamente nos põem a par de todos os acontecimentos, sempre na preocupação de que tudo saia da melhor maneira possível. 
Mas isso é só o inicio e ainda precisamos muito de todos vocês, para estarem conosco dia 21 de Junho de 2013, às 20 hs. no Theatro Treze de Maio, num RECITAL de encher o coração, de lavar a alma e de ver que a Poesia é parte da nossa vida, de nosso amor, de nosso sentimento. 
Nesse Recital temos a parceria da Secretaria de Cultura de Santa Maria, na pessoa da Secretária Iara Druzian e sua competente equipe, além do Theatro Treze de Maio, que sempre nos dá a certeza de um espetáculo inesquecível, não só pela grandeza desse teatro, mas pela preocupação de seus profissionais.
Mas queremos mais, queremos que vocês no ajudem na divulgação desse CD, pois queremos fazer dele um marco na Poesia do Rio Grande do Sul, e unir Poetas, declamadores, amadrinhadores, enfim todos num mesmo objetivo que é o amor pela arte, pela poesia e por esta Pátria que tanto amamos.
Queremos dizer aqui, mais uma vez, que contamos com todos, embora tenhamos, com nossos corações partidos, deixados de fora do CD, Poetas, declamadores, amadrinhadores, amigos que tanto prezamos, mas que por circunstância de tempo, não podemos tê-los nesse CD e portanto nesse Recital. 
Pedimos aqui, desculpas a todos que não estão no CD, mas gostaríamos de contar com todos em Recitais e futuros eventos que possamos fazer, pois todos, sabemos nos, que estão torcendo para a poesia e para a grandeza da arte poética.
Estamos todos juntos e todos serão nossos convidados especiais para estarem conosco nessa noite memorável de 21 de Junho de 2013 - Santa Maria renascerá com a poesia, essa é a nossa esperança!


Fabricio Vargas, Moisés Menezes e Paulo Ricardo Costa
Promotores do Evento

terça-feira, 21 de maio de 2013

Poetas se unem em homenagem às vítimas da Kiss


ter, 21/05/13

por Giovani Grizotti |
categoria Tradição
Está marcado para o dia 21 de junho o lançamento do projeto “Força Coração”. Com doze poesias, o CD busca recuperar a auto-estima de
Coletânea de poesias: homenagem às vítimas e familiares da Kiss.
Santa Maria, abalada com a tragédia da boate Kiss. “A obra não contém nenhuma alusão ao ocorrido na cidade em nenhuma das faixas. A ideia não é lembrar do ocorrido e sim, buscar sentimentos que possam levar paz e espiritualidade a todos que ouvirem este trabalho”, explica Fabricio Vargas, um dos idealizadores do projeto.
A iniciativa reúne declamadores, compositores e amadrinhadores ligados ao tradicionalismo, entre eles, Carlos Omar Villela GomesMoisés de Menezes,Romeu WebberLéo Ribeiro de Souza e Vaine Darde. Time de primeira!
O show deve começar às 20h e o ingresso será um agasalho ou kit de material escolar. Escute uma das poesias (A Rosa e o Espinho), de Paulo Ricardo Costa, declamado por  Fabricio Vargas,  acompanhado por Kayke Mello  e Pedro Luis Lemos como amadrinhadores:
Acesse outras notícias do blog em g1.com.br/reporterfarroupilha

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Francisco Scaramussa reassume o Galpão

O casal Terezinha e Chico Scaramussa, juntamente com o poeta Paulo Ricardo Costa


Em reunião realizada na última quinta-feira, 16, por aclamação dos membros do Galpão da Poesia Crioula, foi eleito para reassumir o cargo de presidente da instituição, o poeta e declamador Francisco Miguel Scaramussa. 
O "Tio Chico, como a grande maioria o conhece, tem uma vida inteira dedicada a arte declamatória do estado, grande participação em Rodeios e festivais, seja na participação ou como avaliador, volta ao cargo máximo de nosso Galpão com grandes projetos previstos para a sua gestão (2013/2014). 
Após empossado, nomeou o vice presidente. O cargo ficou nas mãos do poeta e compositor Paulo Ricardo Costa, homem de ideias inovadoras e muito motivado com as atividades poéticas. Atuante no cenário poético-musical do Rio Grande, é "galponeiro" há mais de três anos, possui diversos projetos que ampliaram a dimensão de nossa entidade em vários aspectos.
Posteriormente, os demais cargos serão nomeados pelo novo presidente.
Uma dupla buena e versejadora, juntando rimas e versos tocando o Galpão pra frente. Boa sorte na empreitada. 


EX PRESIDENTES:
Francisco Miguel Scaramussa (1993 - 1994 - 1995 - 1998 - 2009)
José Figueiredo Vasseur "Xirú Vasseur" (1996 - 1997)
João Carlos Cardoso de Lima "Carlinhos Lima" (1999 - 2000 - 2001 - 2006 - 2007 - 2008)
Ubirajara Anchieta Rodrigues (2002 - 2003)
Nadir Dallacosta (2004 - 2005)
Fabrício Vargas (2010 - 2011)
Juliano Costa dos Santos (2012 - 2013)


A primeira prenda do estado é Santamariense


Foi na fria madrugada de domingo, dia 19 de maio, que foi proclamado o resultado da 43ª Ciranda Cultural de Prendas, no Ginásio municipal do Irajá, em Sant’Ana do Livramento. A 13ª Região Tradicionalista levou o título máximo da cultura e da beleza da mulher gaúcha.TAYNARA HELLA MORAES OURIQUES - DT QUERÊNCIA DAS DORES de Santa Maria, reservou o direito da cidade coração do Rio Grande sediar em 2014 a 44ª Ciranda Cultural de Prendas.
Os demais resultados:
 1ª Prenda do RS - TAYNARA HELLA MORAES OURIQUES - DT QUERÊNCIA DAS DORES – SANTA MARIA
2ª Prenda do RS - MARIANA SANTOS SOARES - CTG SENTINELA DO RIO GRANDE - CANOAS
3ª Prenda do RS - KELLY PEREIRA DA ROCHA - DTG LENÇO COLORADO – PORTO ALEGRE
1ª Prenda Juvenil do RS - PALOMA DRUM SCHACHT - CTG UNIDOS PELA TRADIÇÃO.RIO-GRANDENSE - CARAZINHO
2ª Prenda Juvenil do RS - DJULY PEREIRA RUTZ - CTG RAUL SILVEIRA - CANGUÇU
3ª Prenda Juvenil do RS - LETIANE LABANDEIRA MUNHOZ - CTG SENTINELA DO FORTE – SÃO GABRIEL
1ª Prenda Mirim do RS - ANNA MARIA SOCOL - CTG GAUDÉRIO SERRANO – BENTO GONÇALVES
2ª Prenda Mirim do RS - NATHÁLIA TODERO BOEIRA - CTG PIONEIROS DO LAÇO - ESMERALDA
3ª Prenda Mirim do RS - PRISCILA ARAÚJO FAGUNDES - CCTG LILA ALVES – PINHEIRO MACHADO
Fotos: Rogério Bastos

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Morreu na última quarta, o poeta Vinicius P. Gomes

      
 Tarde chuvosa e fria, triste para a poesia e para os amigos que se despediram do grande Poeta Vinícius Pitágoras Gomes, falecido no dia de ontem, esse Uruguaianense, mas que encontrou no coração do Rio Grande, na bela Santa Maria o lugar para viver os seus últimos momentos. 
       Advogado, Poeta, Compositor premiado em diversos festivais do Rio Grande do Sul, mas foi na Califórnia da Canção Gaúcha, da sua terra natal, que deixou grandes obras, imortalizada nas mais belas vozes deste Pampa Sulino.  
        No ano passado lançou o CD ESTEIO E SONHO, uma coletânea de suas belas canções, onde nos brindou nesta obra com algumas das mais preciosas relíquias do cancioneiro gaúcho. Clássicos como Rancho da Ilusão, Esteio e Sonho (Companheira), Horizonte de Espinhos, Rumos Perdidos e Entrevero, convivendo em perfeita harmonia com obras musicadas e interpretadas por grandes nomes da nova geração.      
        Foi-se o Homem, o Pai o Amigo, mas ficaram as lembranças por entre as obras que encantam o nosso Rio Grande. Hoje a Poesia está triste, mas o céu ganhou mais uma estrela. 
        Nosso sentimento a família Gomes em especial ao nosso amigo, irmão e Poeta, Carlos Omar Villela Gomes.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Galpão da Poesia escolherá nova diretoria

        
         No ano em que completa vinte anos, o Galpão da Poesia Crioula se prepara para comemorar a data em grande estilo. Tendo em vista a sequência dos novos objetivos da entidade é que nesta quinta-feira, dia 16 de maio de 2013, será realizada uma Assembléia para escolher a nova diretoria para 2013/2014, o encontro acontece a partir das 20h na sede da 13ª RT, no Parque Itaimbé. A entidade que hoje é comandada pelo poeta e declamador, Juliano dos Santos, deu prosseguimentos a muitos projetos e deixará uma boa base do trabalho para a próxima gestão. 
      Uma das mais conhecidas entidades poéticas do Rio Grande do Sul, desenvolve trabalhos importantes para a preservação desta que é uma das principais artes do povo gaúcho. O "Galpão" tem publicado três edições de Antologia Poética, um DVD e já realizou diversos recitais por diversos rincões deste país. Além disso procura despertar nas crianças e jovens o amor pela poesia e a arte declamatória com a realização de oficinas que reúnem diversas pessoas para o aprimoramento da arte. 
      Desde o ano passado está planejado a gravação de um novo DVD, com obras dos poetas e declamadores da própria entidade, a realização de mais uma edição da Maratona da Poesia Crioula, juntamente com um novo festival de poesia. Além disso, passa por uma fase de reestruturação tendo como base objetivos claros em favor da poesia e das diversas manifestações culturais gaúchas. 
          Todos os irmãos de arte estão convidados para a reunião!

Confira mais sobre a história do Galpão aqui -> HISTÓRIA

terça-feira, 14 de maio de 2013

Estância da Poesia convida:


A Estância da Poesia Crioula convida V.Sª e Família para a solenidade de premiação dos eventos: 

- 2º Concurso de Poesia Gauchesca Jayme Caetano Braun 
- 2º Concurso de Causo Gauchesco Apparicio Silva Rillo 

Data: 18 de Maio de 2013  - 15:00 horas Local: Salão Brasil do Colégio Militar de Porto Alegre 
Endereço: Av. José Bonifácio, 363 - Parque Farroupilha 

Programação: 
15:00 - Abertura 
15:15 - Palestra: A Trova Literária e o Movimento Trovadoresco, com Flávio Stefani 
16:00 - Espetáculo Musical, com Paulinho Pires ao violão e serrote 
16:15 - Apresentação do Site da EPC 
16:30 - Premiação do 2º Concurso de Poesia Gauchesca Jayme caetano Braun 
17:00 - Premiação do 2º Concurso de Causo Gauchesco Apparicio Silva Rillo 
17:30 - Pajada com Paulo de Freitas Mendonça e convidados 
18:00 - Encerramento

Há 15 anos o Rio Grande chorou, calou-se um Passarinho!



Há 15 anos, no dia 14 de Maio de 1998, calou a voz de um dos maiores cantores que o nativismo conheceu, César Escoto, o César Passarinho, Nascido em Uruguaiana em 21 de Março de 1949, muito cedo ganhou o mundo através da música. Sua vida, sua história, sua trajetória, faz parte do alma do musiqueiro, do guitarreiro e do versejador. Vencedor de inúmeros festivais, com sua voz marcante, deixou um legado de belas obras musicais, que ainda vive e revive na voz de crianças, moços, mocitos, adultos, velhos, pois fez e ainda faz parte da geração da boa música Rio grandense.

Veja o que escreveu o Jornal Zero Hora no dia 15 de Maio de 1998, ante a dor da perda desse paisano. 

Uma voz livre como um passarinho 
César Passarinho, o cantor símbolo da Califórnia da Canção, morreu ontem, em Caxias do Sul, vítima de câncer

MARCELO MACHADO
Especial/ZH
A boina branca e a expressividade dos gestos eram marcas do cantor (foto Banco de Dados/ZH)

Uma boina e um colete branco. Em cima do ombro, um pala. Nos pés, uma alpargata ou um par de botas combinando com a cor do lenço. César Passarinho, 49 anos, era o músico da pilcha. O intérprete de Guri e Negro da Gaita. O cantor símbolo da Califórnia. Um homem quieto. De poucas palavras. Um muxoxo e não precisava mais que isso. No palco, ele se soltava. As mãos voavam como a reger uma sinfonia de um único cantor. César Passarinho morreu às 12h48min de ontem, no Hospital Saúde, em Caxias do Sul. O cantor estava internado havia 43 dias tratando de um câncer no pulmão direito.

O apelido Passarinho é uma referência ao pai, que tinha a alcunha de gurrião (pardal). O filho do pássaro se transformou em passarinho. O músico das milongas começou a carreira musical tocando nos bailes de Uruguaiana. O Grêmio Tiradentes, o Clube Caixeral e o Clube Comercial eram animados por conjuntos que tocavam música popular brasileira. César Passarinho se destacou, entre outros, no Conjunto Hi-Fi. O mais inusitado de tudo era o seu instrumento. Além de cantor, Passarinho era baterista. Foi com a 3ª Califórnia, em 1973, que ele descobriu a música regionalista com a apresentação da composição Último Grito. César Passarinho sempre foi um homem da noite. Um boêmio. Era comum encontrá-lo no Corinthians ou no Bar do Cid – lugares em que ele se reunia com os amigos, em Uruguaiana. Durante a década de 70, a bebida afastou-o diversas vezes dos palcos.

Califórnia e César Passarinho são sinônimos. O festival e o músico começaram juntos. O cantor uruguaianense acabou se transformando na marca registrada do festival de música nativista. Com quatro Calhandras de Ouro – troféu máximo da Califórnia – e a conquista de sete prêmios de melhor intérprete, Passarinho foi o mais destacado dos vencedores do festival. Em 1983, com Guri, o pássaro-cantor voou mais alto do que se poderia imaginar. A canção subiu ao palco da Califórnia com nomes como Neto Fagundes e Renato Borghetti. César Passarinho ensaiou a música um dia antes da interpretação. Foi ali que veio a redenção. Naquele ano, o músico se afastou das bebidas e passou a se dedicar à música.

César Passarinho será lembrado como um artista que gostava de cantar o romantismo e as coisas do campo. Com a sua morte, a geração Califórnia ficou órfã. O Rio Grande gaúcho está de luto. A calhandra, pássaro de canto doce, que só canta quando está livre, nunca mais será entregue a um César que voava até no nome. Guri (João Machado da Silva e Júlio Machado da Silva Filho) se encerra com os versos “E se Deus não achar muito / Tanta coisa que pedi / Não deixe que eu me separe / Deste rancho onde nasci / Nem me desperte tão cedo / Do meu sonho de guri / E de lambuja permita / Que eu nunca saia daqui”. Passarinho foi sempre assim. Um guri que cantava. Um músico que continuará representando com sua voz o canto e a tradição do Rio Grande do Sul.

César Passarinho será enterrado às 14h de hoje no Cemitério São Luís da Sexta Légua, em Caxias do Sul. O corpo será velado na Capela São Francisco.

UMA VIDA EM 13 DATAS 
1949 - César Escoto nasce no dia 21 de março de 1949, em Uruguaiana.
1976 - Calhandra de Ouro por Um Canto para o Dia (com participação da cantora Oristela Alves), música de Ernani Amaro de Oliveira.
1977 - Calhandra de Ouro por Negro da Gaita (música de Gilberto Carvalho e Airton Pimentel). Esta música lançou César Passarinho futuro cantor símbolo da Califórnia.
1983 - Calhandra de Ouro por Guri (música de João Batista Machado e Júlio Machado), um dos clássicos do regionalismo gaúcho.
1983 - Primeiro disco da carreira, Fundamento, pela Gravadora Polygram.
1986 - Nasce César, único filho de César Passarinho.
1988 - Lançamento do disco Negro de 35, primeiro álbum pela Gravadora Acit.
1991 - Lançamento do disco Assim no Más.
1992 - Calhandra de Ouro por O Minuano e o Poeta (com participação da cantora Carmem Letícia), música de Lauro Corrêa Simões e Clóvis de Souza.
1993 - Lançamento do disco César Passarinho - 18 Grandes Sucessos.
1995 - Lançamento do disco De Alma Leve.
1996 - Lançamento do disco Milongueando essas Lembranças Tuas.
1998 - César Passarinho morre em Caxias do Sul.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

FORÇA CORAÇÃO, UMA ESPERANÇA NA POESIA

Arte Gráfica da Capa - Desenvolvimento: Eduardo Rech - Gravadora Vertical

O Projeto "Força Coração" é uma união de forças de grandes nomes da poesia do Rio Grande do Sul. Poetas, Declamadores e amadrinhadores, juntos, em prol da esperança, do amor e da reconstrução de uma cidade que perdeu a autoestima após a tragédia do dia 27 de janeiro de 2013. Dia que ficará marcado na memória de todos os gaúchos. 

Na intenção de amenizar esta dor e de trazer um pouco de alento para a cidade, é que surgiu este trabalho que será lançado no dia 21 de junho de 2013 no Theatro Treze de Maio em Santa Maria. O "CD Força Coração - Uma esperança na Poesia" é idealizada pelos poetas Paulo Ricardo Costa e Moisés Menezes e ainda pelo declamador Fabricio Vargas.
O trabalho que terá o selo da Gravadora Vertical, parceira neste projeto, reúne 12 faixas com participações de artistas de todos os cantos do estado: Santa Maria, Uruguaiana, Silveira Martins, São Pedro do Sul, Santana do Livramento, São Borja, Caxias do Sul, Porto Alegre, Encruzilhada do Sul, Bento Gonçalves, Tramandaí, Gravataí e São Lourenço do Sul.
A obra não contém nenhuma alusão ao ocorrido na cidade em nenhuma das faixas. A ideia não é lembrar do ocorrido e sim, buscar sentimentos que possam levar ao um sentimento de paz e espiritualidade a todos que ouvirem este CD. Desde a criação do projeto gráfico se teve um cuidado especial por parte da produção de remeter a simplicidade, mas também a FORÇA que cada um tem no CORAÇÃO.
A renda obtida na venda dos CDs será repassada para a Associação das Vítimas e sobreviventes da Tragédia de Santa Maria. Pois é um projeto sem fins lucrativos e com intenção de ajudar a buscar forças para que Santa Maria renasça.
São parceiros neste Projeto: Gravadora Vertical, Secretaria de Cultura de Santa Maria, Galpão da Poesia Crioula, Casa do Poeta de São Pedro do Sul, Rádios, Jornais e Blogs;

Atenciosamente,
Paulo Ricardo Costa
Moisés Menezes
Fabricio Vargas

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Músicos e Compositores fundarão Sindicato


Da esquerda p/ direita: Renato Mirahil, Derlimar da Costa, Alex Palma, João Chagas Leite, Sergio Rosa, Daiane Diniz, Saulo,  Cristiano Rodrigues, Fabricio Vargas, Cesar Lindemeier, Jairo Lambari, Elias Resende; Em Cima: Rodrigo Cunha, Ithi, Guto Gonzales, 

Na noite desta terça-feira, dia 07 de maio, músicos, compositores e intérpretes de vários estilos musicais, se reuniram na sede do CPF Piá do Sul em Santa Maria - RS. O objetivo do encontro foi para discutir vários fatores que envolvem a classe musical e, por consenso geral, foi decido entre os participantes, a criação de um SINDICATO DOS MÚSICOS, COMPOSITORES E INTÉRPRETES e paralelamente, uma ASSOCIAÇÃO da categoria com o objetivo de profissionalizar, organizar e assim, buscar os direitos legais e o respeito junto à sociedade. 

Segundo o compositor Luiz Carlos Ranoff (Ithi), somente de forma organizada e com representatividade é possível conquistar os direitos que essa classe esquecida merece: 

- Trabalhadores iguais a todos, somos agentes da cultura e nosso trabalho, a música, está em todos os lares e festas alegrando as pessoas, pois se há uma música no ar, é porque há um músico a executá-la, as pessoas não vivem sem musica. 

Quem desejar participar desta iniciativa pode entrar em contato por e-mail: ithiranoff@hotmail.com solicitando maiores informações sobre novas assembleias.

"VIVA A MÚSICA E AQUELES QUE FAZEM DELA SUA FORMA DE VIVER!"


quinta-feira, 2 de maio de 2013

CONFRIMADA NOVA DATA DO RECITAL FORÇA CORAÇÃO


XV PEALO DA POESIA CAMPEIRA

O declamador Neiton Perufo foi o vencedor na edição de 2012

Atenção amigos!
Saiu o regulamento do XV PEALO DA POESIA CAMPEIRA, promoção do CTG Farroupilha de Alegrete. O Festival acontece dia 13 de julho de 2013 na sede da entidade. A triagem será feita entre 31 de maio e 10 de junho (data limite para a divulgação dos classificados).

REGULAMENTO: http://ctgfarroupilha.com.br/XVpealo2013.pdf